Nas minhas andança pelo Reino Unido conheci algumas das “casas” da Rainha Elizabeth II. Como rainha é óbvio que ela possui inúmeros palácios e, infelizmente, ainda não tive oportunidade de conhecer todos.
Porém, sem dúvida os três palácios que conheci são incríveis.
Quais são?
1. Palácio de Buckingham
O Palácio de Buckingham é a residência oficial da rainha Elizabeth II, residência oficial da monarquia desde o início do reinado da rainha Vitória, em 1837. É a “casa principal”da Beth.
Ocupa uma área de 77.000 m² em Londres e somente é possível conhecer o interior Palácio de Buckingham durante o verão (julho a setembro), quando a rainha está ausente e o mesmo é aberto para visitação do público. Porém é preciso comprar o ingresso com bastante antecedência pela internet, pois a procura é muito grande.
Se você for um dos felizardos (não é o meu caso), fará uma visita pelos aposentos oficiais (State Rooms) apreciando a decoração e suas muitas obras de arte. São os salões utilizados para eventos oficiais de Estado. Também se conhece um pouco dos jardins do palácio. No site do Palácio de Buckingham encontra-se todas as informações.

Agora se quiser sentir um pouquinho do gosto do palácio é possível visitar o Royal Mews (estábulos reais), o qual fica aberto durante quase todo o ano (fecha no inverno, de dezembro a fevereiro). Sem falar, é claro, na cerimônia de troca da guarda do palácio! Uma das coisas para fazer de graça em Londres que não pode fazer falta do roteiro
2. Palácio de Windsor
O Castelo de Windsor é um dos castelos favoritos da Rainha Elizabeth II, que o utiliza especialmente nos finais de semana. Ele está em pleno funcionamento, sendo utilizado para recepções oficiais de Estado. É o maior e mais antigo castelo habitado do mundo, pertencendo à família real há mais de 1.000 anos.
Durante a visita conhecemos as salas oficiais (state apartments), onde passeamos por vários ambientes do palácio, todos lindamente decorados e com várias obras de arte.
A casa de bonecas da Rainha Mary (Queen Mary’s Dolls’ House) é um dos destaques da visita, sendo a maior e mais famosa do mundo. Na Capela de São Jorge, construída em estilo gótico, estão enterrados mais de 10 monarcas, dentre eles os reis Henrique VIII (aquele que casou seis vezes e decapitou algumas das esposas) e George VI (pai da Rainha Elizabeth II). Seu interior é singelo e bonito.

3. Palácio de Holyroodhouse
Holyroodhouse é a residência da Rainha em Edimburgo, embora nas suas visitas ao país prefira ficar no Castelo de Balmoral, nas Highlands. Fica localizado no final da Royal Mille, na ponta oposta ao Castelo de Edimburgo.
A visita ao Palácio de Holyroodhouse é composta por um passeio pelos State Apartments, aposentos do palácio utilizados para eventos oficiais. São decorados com requinte e sem ostentação. Nada em excesso. Achei linda a sala de jantar com uma longa mesa arrumada com um jogo de louça chiquérrimo com o monograma da rainha.

Também se visita a parte histórica do palácio, seu jardim e as ruínas da Holyrood Abbey Church.


……………………………………………………..
Como disse, a rainha Elizabeth II tem outras residências oficiais que podem ser visitadas, como o Castelo de Balmoral (Escócia) e a Residência de Sandringham (onde passa o Natal em Norfolk, Inglaterra). Espero um dia poder conhecê-los!
Falando de realeza, não se pode esquecer que são considerado também como residências reais o Palácio de Kensington (parte do roteiro de atrações pagas de Londres, residência do príncipe William), Clearence House (residência do príncipe Charles e do príncipe Harry) e o Castelo de Edimburgo.
Deixe seus comentários!
O post As casas da Rainha Elizabeth II apareceu primeiro em Let's Fly Away.